Abra a sua casa
ao Conforto à Segurança à Poupança Energética

 

Poupança Energética

No inverno cerca de 25% a 30% das nossas necessidades de aquecimento são devidas às perdas de calor através das janelas.
O isolamento térmico de uma janela depende da qualidade do vidro e do seu caixilho. Os sistemas de vidro duplo ( ou triplo ) reduzem para metade as perdas de calor, face ao vidro normal, para além de diminuírem as correntes de ar por convecção no interior da habitação.
De uma forma simples, veja como rentabilizar e poupar energia, reduzindo custos e contribuindo para um melhor ambiente.
No Verão, a energia por radiação solar não é desejável dentro de uma habitação. Sombrear a janela através de estores ou portadas é o ideal. No entanto pode reduzir o factor solar do vidro, reduzindo a energia transmitida, mas neste caso prejudica os agradáveis ganhos de calor, no Inverno.
Só alcança a poupança energética máxima com soluções na caixilharia que contemplem as duas realidades distintas ( Verão e Inverno)

Efic.ener


0_-_servi_os_-_poupa-_1

Casa passiva

Este é um conceito que define uma casa que utiliza apenas a energia gerada pelo ambiente sem recorrer a gastos energéticos para climatização.
No nosso clima ameno não são necessárias obras muito grandes, basta utilizar janelas isolantes de pvc, madeira ou alumínio com vidros duplos ou triplos de grande eficiência e isolar toda a envolvente exterior com pelo menos 4 mm de poliestirene.
Existem sistemas complementares de armazenamento de calor durante o dia para dissipar no interior da habitação durante a noite que recorrem a painéis solares e só serão eficientes caso a envolvente exterior da habitação esteja devidamente isolada.

0_-_servi_os_-_poupa-_2

Revestimentos

As casa construídas antes de 2009 respeitaram um regulamento muito permissivo e pouco exigente relativamente ao isolamento térmico.
As pontes térmicas e o baixo isolamento térmico das paredes e telhados é uma realidade para a qual os moradores muitas vezes não têm consciência.
Os bolores e condensações nos cantos dos tectos são outra uma realidade.
Hoje existem métodos de correcção desses problemas construtivos de forma fácil e económica. ETIC - Exterior Thermal Insulation Composite ou vulgo "Capotto" é um destes métodos muito eficazes contra as pontes térmicas e melhoria assinalável do conforto numa habitação e redução dos gastos energéticos.
Na foto pode ver um isolamento que foi aplicado à volta de uma moradia na Bordeira , Algarve.

0_-_servi_os_-_poupa-_3

Vidros

Os vidros podem ter uma influência grande na redução de custos, no aquecimento ou no arrefecimento, em função do caso especifico da habitação.
No verão, os vidros com factor solar baixo são importantes para reter o calor (quer em forma de absorção ou reflexão) fora da habitação.
No inverno um vidro com baixo valor Ug conserva por mais tempo o calor na habitação e reduz as amplitudes térmicas.

0_-_servi_os_-_poupa-_4

Persianas

No Verão as persianas são óptimas para sombrear as janelas e assim reduzem o ganho solar das vidraças. Para além de acrescentarem a privacidade e segurança à casa.
No Inverno as persianas orientáveis , quando fechadas, aumentam o conforto ao criarem uma câmara de ar entre o exterior e a janela aumentando o isolamento.
As persianas também são chamadas de portadas.